Feminismo e igualdade de gênero são alguns dos assuntos presentes dos debates promovidos no dia da mulher. Um deles, sediado no Showroom da Swarovski (marca austríaca especializada em produtos de luxo), teve com tema “Empoderamento Feminino: uma tendência que não será passageira”.

O evento reuniu diversas pessoas especializadas em moda, como bloggers, vloggers, jovens empreendedoras e executivas da Revista Marie Claire.

 

Ao longo do século XX, diversas batalhas foram travadas para que a mulher conquistasse seu espaço no mercado de trabalho. Muitas foram vencidas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, há uma diferença de 30% entre o salário recebido pelos homens e o que é ofertado às mulheres. Esse é apenas mais um indicativo dos efeitos nocivos da falta de igualdade entre gêneros para o avanço da sociedade.

Manuela Bordasch, co-fundadora do site Steal The Look, esteve presente no bate-papo e contou sobre sua experiência como modelo. De acordo com ela “essa é uma das poucas profissões onde a mulher é mais valorizada do que o homem”. Apenas aos 19, quando deixou a carreira para se dedicar aos estudos e posteriormente a criação do seu portal, sentiu na pele as dificuldades encontradas pela mulher na ambiente de trabalho.

A preocupação dos meios de comunicação com o empoderamento também foi colocada em pauta. “Quando todas as revistas de moda estão falando sobre feminismo, é porque a gente chegou em algum lugar”, afirma Laura Ancona, editora chefe da revista Marie Claire.

Logo após o evento, a jornalista falou para a Ilha da Beleza sobre a ligação entre o feminismo e o mercado da moda.

"Amamos moda e batom tanto quanto amamos o feminismo"

1- O empoderamento feminino ainda é necessário no século XXI?

É muito mais do que necessário, na verdade. A gente vive em um mundo muito machista. Muito embora aqui em São Paulo isso seja um pouco amainado, por ser uma cidade grande, cosmopolita, com muitos estrangeiros, estamos longe de atingir a igualdade nos mais diversos âmbitos, em relação aos homens. Então, quanto mais empoderadas nós formos, maior será a igualdade.

2- Ainda há pessoas que associem o feminismo a desleixo com a aparência. Como o mercado da beleza enxerga isso?

Olha, isso é uma coisa muito velha, viu? Muito anos 60, quando as mulheres que de fato queimaram os sutiãs. Elas tiveram um papel muito importante nas conquistas femininas, mas hoje em dia isso é uma grande bobagem. A prova disso é que eu trabalho em uma revista de moda que é super feminista. Amamos moda e batom tanto quanto amamos o feminismo. Uma coisa não exclui a outra.