Mamãe e bebê: dez dicas para deixar o banho do seu filhote ainda mais gostoso

O banho do bebê é sempre um acontecimento importante e, às vezes, desafiador: limpar uma criança que não pára de se mexer ou chorar requer prática. Mas fique tranquilo: cada dia será mais fácil.

Pensando nos desafios que a tarefa requer, a Revista Bebê juntou um time de especialistas para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e o Blog da Ilha escolheu 10 dicas para fazer da hora do banho um momento divertido e descomplicado.

1) Por que começar o banho lavando a cabeça? O bebê não passará frio?

O banho do bebê começa pelos cabelos por uma questão de higiene. O couro cabeludo é um dos lugares onde a sujeira mais gosta de ficar. Ao lavá-lo por último, ela passará pelo corpo do bebê, que já está limpo. Começando pelos cabelos, você não corre esse risco. Antigamente, era recomendado embrulhar o bebê em uma toalha, lavar o rosto e o cabelo e só depois colocá-lo na banheira. Algumas maternidades e alguns especialistas notaram que isso é muito trabalhoso, principalmente para os pais de primeira viagem. A sugestão é iniciar pela cabeça, mas já com o bebê na banheira. Mantendo o local do banho aquecido – portas e janelas fechadas -, o bebê não passará frio. Não demore para retirá-lo da banheira.

2) É preciso lavar a cabeça do bebê todos os dias?

Como os recém-nascidos ainda podem ter fragmentos do parto, sim, o indicado é lavar todos os dias. Crostinhas que costumam aparecer no couro cabeludo também precisam ser eliminadas. Passe um pouco de óleo antes do banho para amolecer e ela sairá na lavagem. Pode demorar alguns dias para sair tudo, é normal. Depois do primeiro mês, em dias muito frios, você até pode deixar o cabelo fora do ritual. Mas apenas se observar que ele está limpo, sem restos de leite, comidinhas, pomada.

3) Que tipo de sabonete usar?

Os mais populares são os dois em um, específicos para bebês, usados como sabonete e shampoo. Eles são suaves, têm cheiros deliciosos e são oferecidos por várias marcas de produtos infantis. Mas não são uma unanimidade. Os dermatologistas preferem os sabonetes neutros de glicerina, pois apresentam menos riscos de alergia. Você pode usar um ou outro para ver qual é o melhor. Atenção: use apenas produtos específicos para bebês. Continuar com o mesmo que foi usado na maternidade pode ser uma boa ideia. Afinal, seu filho já tomou, pelo menos, dois banhos com ele. Converse com as enfermeiras: se não ocorreu nenhuma alergia, vá em frente.

4) A partir de quando é possível usar shampoo e condicionador?

Não há a necessidade de usar esses produtos em recém-nascidos. Os sabonetes específicos para crianças são capazes de higienizar de maneira correta o corpo e o cabelo do bebê. Nessa fase, quanto menos química entrar em contato com ele, melhor. O shampoo pode ser usado depois dos 6 meses. Deve ser destinado ao público infantil, neutro e com o mínimo de corantes e perfumes. Use bem pouquinho. Condicionadores ficam para mais tarde, com cerca de 2 anos, quando o cabelo crescer e se realmente necessitar de um produto para deixá-lo mais maleável. Outra opção, também para mais tarde, são os shampoos dois em um, que contêm uma quantidade de condicionador e, por isso, são uma ótima ideia para crianças que não gostam de lavar a cabeça – o ritual fica mais rápido.

5) Qual o perigo de usar produtos para adultos em bebês?

Pele e cabelos de adultos e crianças têm necessidades diferentes. O bebê ainda está em formação e o adulto precisa de manutenção. Por isso, nossos produtos possuem mais química em sua composição, o que aumenta tremendamente o risco de alergias se uma criança usar. Sem falar que, ao compartilhar o mesmo creme com um adulto, ela pode entrar em contato com bactérias e apresentar infecções. Já os produtos infantis são feitos com matérias-primas seguras, hipoalergênicas, e passam por testes dermatológicos. Procure sempre as versões de fabricantes conhecidos.

6) Até quando usar produtos de corpo e cabelo sem prejudicar a higiene do meu filho?

Os sabonetes líquidos que atuam como shampoo, populares em maternidades e entre os pais de recém-nascidos, têm composição perfeita para a pele do bebê: são suaves e com aromas delicados. Eles podem ser usados sempre, até por crianças maiores quando a sujeira não é excessiva. Depois dos 6 meses e dependendo da quantidade de cabelo que a criança possui, um shampoo feito com substâncias apropriadas para os fios pode dar mais conta do recado.

7) É melhor usar sabonete líquido ou em barra?

O sabonete líquido é melhor. A versão em barra possui mais substâncias químicas justamente para ele endurecer e ainda agregam mais conservantes e corantes. Como não precisam ficar sólidos, os sabonetes líquidos levam menos químicas e ainda podem conter mais hidratantes e emolientes. Também possuem pH neutro, o que é menos irritante para a pele sensível do pequeno. Além disso, o sabonete em barra fica o tempo todo em contato direto com mãos, saboneteiras, prateleiras e banheira. As chances de serem contaminados são grandes. O líquido fica mais protegido dentro do frasco.

8) É permitido usar secador no cabelo do bebê?

A tentação de usar esse acessório quando o dia está frio é muito grande. Seja para ajudar o ambiente a ficar mais aquecido – ele atua como um aquecedor -, seja para realmente secar o cabelo do bebê. Nem pense nisso antes dos 6 meses. O ar quente pode agredir a pele do seu filho e você nem notará isso. Depois, ele pode ser usado para secar o cabelo, sempre com a temperatura morna e a distância entre um e outro, maior do que 50 centímetros. O processo precisa ser muito rápido, apenas para tirar o excesso de água dos fios.

9) Por que não devo usar talco?

No passado, ele era praticamente o símbolo da chegada de um bebê. O tempo mostrou que o talco é um vilão. Quando passamos no bebê, ele produz uma névoa que é aspirada pela criança e pode causar e piorar problemas respiratórios e alérgicos. Os pediatras proíbem terminantemente. Além disso, o talco resseca a pele. Se o objetivo é deixar o bebê cheiroso, invista em um bom hidratante infantil ou em gotinhas de perfume na roupa dele.

10) Qual o melhor momento para o bebê tomar banho?

O horário em que os pais estão mais disponíveis e descansados é sempre o melhor. O banho é um momento de interação da família, de grande prazer para o pequeno e até de checagem geral, já que você poderá observar todo o seu corpinho. Precisa ser delicioso. Escolha uma hora calma, sem compromissos agendados. Isso vale para qualquer pessoa que vá fazer a higiene, incluindo parentes, babás e empregadas. Deve-se tentar dar o banho no horário mais quente do dia e por volta do meio-dia nas épocas mais frias. Em outros meses, você escolhe. Deixar o banho para noite é uma boa opção, já que o bebê se acalma e dorme tranquilo.