Orquídea Radiante: a cor oficial de 2014

Depois do verde esmeralda, que reinou absoluto em 2013, a Pantone Color Institute, referência mundial em padrão de cores, elegeu a cor oficial de 2014: radiant orchid – ou orquídea radiante, em português. Conhecida por ser cativante, mágica e encantadora, a cor é um convite à inovação, moderna e versátil. Além disso, estimula a criatividade e a originalidade. Mas a tendência acaba se estendendo também à outros tons parecidos, que variam entre fúcsia, roxo e rosa arroxeado e inspiram confiança, alegria, amor e saúde. Legal, né?

“Orquídea Radiante floresce com confiança e um calor mágico que intriga o olho e atiça a imaginação. É um roxo expressivo, criativo e afetuoso, que te atrai com charme. A cativante harmonia de fúcsia e tons de roxo e rosa emana alegria, amor e saúde”. (Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute)

Como usar

Verdade que a cor, ao contrário das últimas escolhas, não tem sido vista em muitos desfiles mundo a fora. Resta saber se a ideia vai pegar.

Apesar de ser delicado e feminino, o lilás pode deixar o look um pouco infantil. Então tem que ser usado com bastante atenção! Evite, por exemplo, usar uma composição monocromática. Aposte em um visual que misture os tons com outras cores e estampas, como branco, marrom e animal print. Veja algumas ideias para se inspirar:

inspiração

Orquídea Radiante: a cor oficial de 2014

Orquídea Radiante: a cor oficial de 2014

Orquídea Radiante: a cor oficial de 2014

Como a Pantone escolhe a cor do ano?

Desde 2000, a Pantone reúne uma equipe de experts em um encontro ultra secreto, para escolher a cor do ano, que expressa o que é tendência no mundo inteiro. A cor, segundo seus especialistas, é um reflexo do que as pessoas estão procurando, o que sentem. Por isso, não é necessariamente a cor mais quente da moda no momento, mas uma mistura de influências de diversas áreas.

Para transformar esse estado de espírito em um único tom, a equipe da Pantone varre o mundo em busca de futuras influências para todo o setor criativo. São levados em consideração cinema, arte, artistas em ascensão, destinos de viagem, economia, moda, além de eventos, estilo de vida, tecnologia, enfim! Tudo o que pode capturar a atenção mundial.

Orquídea Radiante: a cor oficial de 2014

E ai, meninas, quem vai investir na cor ano que vem?