capa2

Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum da doença entre as mulheres. Nesse mês, o Ministério da Saúde e diversos órgãos e entidades estão engajados em uma série de ações para conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce, uma atitude que pode salvar muitas vidas.

Você, sabia, por exemplo, que quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura? Por isso, toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer mamografia a cada dois anos. Conheça essa e outras dicas importantes dadas por profissionais do Inca para você não descuidar da saúde.

1. O que causa o câncer de mama?

Não existe nenhuma causa específica, mas alguns fatores estão associados ao aumento da doença. Um deles é a idade: quanto mais velha a mulher for, maiores a chances de desenvolver a doença. Os hábitos também podem prejudicar: o consumo de álcool em excesso, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo são fatores que contribuem para as chances de contrair a doença. Além disso, sabe-se que os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos casos. Mas o risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos). Nesses casos, os exames devem começar um pouco antes, a partir dos 35 anos.

2. Quais os sintomas da doença?

O mais comum é o aparecimento de um caroço (nódulo) no seio, normalmente indolor. No entanto, edemas parecidos com casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor , inversão ou descamação no mamilo e secreção podem ser sintomas, embora menos frequentes. Nódulos na axila também podem indicar o desenvolvimento da doença.

3. É sempre possível notar a doença pelo exame de toque?

Não. É muito importante que a mulher esteja atenta ao seu corpo e, em caso de qualquer alteração, procure imediatamente um médico. Mas existe uma fase da doença em que as lesões não são palpáveis. Por isso, é importante a realização, a cada dois anos, de mamografias em mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

4. As próteses de silicone podem causar câncer?

Não há nenhuma comprovação científica de que o uso de implantes mamários esteja associada ao risco de desenvolvimento da doença.

5. Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?

Estudos demonstram pouca relação entre o consumo de pílulas anticoncepcionais e a doença.

6. Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?

Invista em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), elas ajudam a evitar e combater o câncer. Por isso, tenha uma alimentação variada: a recomendação é consumir,  no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.

Para conhecer outras perguntas e respostas sobre a doença, acesse a matéria do Blog de Saúde do Terra e o site do INCA.