Há algum tempo a ditadura dos cabelos lisos virou passado. Hoje em dia a moda é muito mais democrática e todo mundo pode assumir os fios que tem, sem precisar apelar para químicas agressivas e truques mirabolantes.

Mas algumas madeixas precisam de cuidados especiais para ficarem com o aspecto bonito e saudável. Cabelos volumosos e com frizz costumam dar trabalho, mas seguindo as dicas desse post você vai arrasar. PRE-PARA!

Dos cabelos lisos aos crespos, diga adeus ao volume indesejado

Tipo de Fio

Volume não é exclusividade das cabeleiras cacheadas. Os cabelos lisos também ganham volume extra quando estão ressecados. Além do mais, quanto mais grosso o fio, maior o volume.

Como lavar

O segredo é usar produtos adequados para seu tipo de fio.

Cabelos ressecados: aposte na linha de hidratação intensa Biolage Hydrathérapie da Matrix (3)
Cabelos cacheados: invista em shampoo e condicionador para cachos, como o Cadiveu Bossa Nova (1)
Cabelos volumosos: o Curly da Doux Clair (2) é excelente para quem quer reduzir e controlar o volume

Na hora de lavar, o certo é massagear o couro cabeludo fazendo movimentos de zigue-zague com os dedos. Os fios mais emaranhados podem ser desembaraçados na hora de aplicar o condicionador com o auxílio de um pente de dentes largos.

Dos cabelos lisos aos crespos, diga adeus ao volume indesejado

1. Cadiveu Bossa Nova
2. Doux Clair Curly
3. Matrix Biolage Hydrathérapie

Como secar

Cabelos lisos e levemente ondulados: seque-os com jato de secador na direção do crescimento natural dos fios, de cima para baixo, com a velocidade do vento fraca e a temperatura quente. Isso ajuda a manter os fios controlados e a raiz baixa, sem volume.

Cabelos enrolados, crespos e cacheados: o segredo é usar um difusor de baixo para cima, apenas para modelar os cachos.

Como pentear

Para fios volumosos ou cacheados, a dica é usar um pente de dentes largos ou escova de cerdas flexíveis para desembaraçar os cabelos ainda molhados. Isso evita a quebra dos fios e deixa o cabelo sob controle. Pentear o cabelo seco aumenta o volume e o deixa arrepiado e indisciplinado. Corra da escova!

O todo poderoso leave-in

O produto é a arma certa para cachos definidos, hidratação, combate ao frizz, redução de volume e, de quebra, ainda ajuda na hora de pentear. Nos cabelos lisos ou pouco ondulados, também serve como aliado contra a indisciplina dos fios que secam naturalmente. Mas atenção! Aplique o produto com moderação. Quanto mais leave-in, mas pesado fica o fio, perdendo o movimento natural.

Dos cabelos lisos aos crespos, diga adeus ao volume indesejado

1. Uniq One All In One Hair Treatment – Leave-In
2. Bonacure Oil Miracle Liquid Oil Conditioner
3. K.Pro Caviar Cream Condicionador Leave-in
4. Senscience Moisture Lock Leave-in

Corte de cabelo

Prefira os cortes de comprimento médio e longo. Além disso, os desfiados em camadas a partir da linha dos lábios dão leveza e facilitam o desembaraço. Já se você é fã das franjas, invista em uma lateral, que facilita o controle do volume e dá ao corte um ar moderno.