Dossiê Escova Progressiva

Ela dá o que falar e já virou até assunto em grandes canais de televisão. Apesar das polêmicas, a escova progressiva não sai da cabeça da mulherada. Afinal, o tratramento ajuda a acabar com o drama dos cabelos rebeldes, sem precisar encarar escova e chapinha todo santo dia. O grande problema é que, como qualquer química, ela pode agredir os fios. Pensando nisso, criamos um guia definitivo para você ficar por dentro de tudo o que você sempre quis saber sobre o assunto. Vem com a gente! ♥

1. Afinal, o que é escova progressiva?

A Escova Progressiva é uma técnica usada para alisar o cabelo de forma gradual e, de quebra, ainda reduzir o volume. Seu efeito é progressivo, ou seja, quanto mais aplicações, mais liso e sem volume seu cabelo vai ficar.

2. Para quais tipos de cabelo a progressiva é indicada?

Em geral, a progressiva tem melhores resultados em cabelos com raiz mais lisa e comprimento e ponta rebeldes. Entretanto, o diagnóstico e a escolha do tratamento devem sempre ser feitos por um profissional, caso a caso.

3. A escova progressiva funciona em cabelos muito crespos?

Para obter um resultado super liso em cabelos muito crespos é comum ser indicado o uso de um processo de relaxamento antes da progressiva.

4. Qual a melhor progressiva para cada tipo de cabelo?

Não existe uma regra específica. O melhor alisamento varia de fio para fio. Por isso, o ideal mesmo é uma avaliação profissional.

5. As Escovas Progressivas com Carbocisteína e Ácido Glioxílico funcionam?

Sim. O que acontece é que tanto a escova progressiva com Carbocisteína quanto a com Ácido Glioxílico possuem um efeito progressivo. Ou seja, dependendo do seu tipo de fio, na primeira aplicação seu cabelo ficará com um liso mais natural.

6. O que pode interferir no resultado da progressiva?

A dica para obter o resultado esperado é seguir corretamente o passo a passo. Nessas horas, não vale ter pressa, ok? Sempre divida o cabelo em mechas finas e regule a temperatura da prancha conforme recomendado.

Dossiê Escova Progressiva

1. Cadiveu Selagem Térmica Plástica dos Fios Profissional
2. Portier Fine Premium Escova Progressiva
3. Inoar Escova Progressiva Argan Oil System
4. Marroquina Escova Progressiva Profissional

7. Com quais processos químicos a progressiva é compatível?

Com todos os processos químicos.

8. Posso usar a progressiva logo após a química? Qual o tempo de espera recomendado?

A recomendação profissional é aguardar 72 horas entre um processo químico e outro.

9. Ocorre alteração da cor do cabelo?

Sim. A escova progressiva com Carbocisteína altera a pigmentação: os loiros ficam amarelados, os ruivos ficam alaranjados e os castanhos, vermelhos.  Por isso, algumas marcas têm matizadores em suas fórmulas, o que ajuda a minimizar o efeito desbotado.

10. A progressiva sai do cabelo?

Sim. Cerca de 90% dos ativos são solúveis a substâncias detergentes, como os sulfatos, presentes na maior parte dos shampoos disponíveis no mercado. Por isso existem kits de manutenção específicos, mais suaves, que ajudam a prolongar o efeito do tratamento.

11. Qual a indicação de intervalo após as aplicações?

O que determina o intervalo entre as aplicações é o crescimento da raiz.

Dossiê Escova Progressiva

1. Cadiveu Kit Glamour Plus + Kit de Manutenção
2. Doux Clair BSK Over Still Kit Profissional
3. Doux Clair Kit Botox Capilar Argan Premium + Argan Premium Máscara
4. Salvatore Blue Gold Escova Progressiva

12. Quanto dura uma progressiva? Posso aplicá-la todo mês?

Em média, a progressiva dura entre 2 a 3 meses. Aplicada em excesso, ela deixa o fio sem vida, saúde e maleabilidade. Por isso, o certo é que o retoque aconteça apenas na parte do cabelo que cresceu, mantendo-se a distância de 1 centímetro da raiz.

13. Posso aplicar em casa?

Não. A escova progressiva é um produto de uso profissional, que deve ser aplicado por quem realmente entende do assunto. Além disso, um cabeleireiro é a melhor pessoa para fazer o diagnóstico do seu fio e determinar qual o melhor produto aplicar.

14. Qual a importância do kit de manutenção?

A manutenção tem uma fórmula especialmente desenvolvida para ser usada após a progressiva. Por isso, é um complemento fundamental no cuidado com o cabelo. Sua aplicação prolonga a durabilidade do serviço, deixando seus fios lisos e sem volume por mais tempo.

15. É preciso fazer teste de mecha?

Sim. Antes da aplicação de produtos químicos, é fundamental fazer um teste de mecha. Isso porque ele serve para avaliar se os fios que serão tratados conseguem suportar o procedimento que será realizado no cabelo todo. A ideia é pegar uma mecha de cabelo, normalmente da nuca, e fazer a plicação 2 ou 3 dias antes de usá-la em todo o cabelo. Se, ao final desse tempo, os cabelos tratados conseguirem manter a qualidade e mostrarem que podem suportar o produto em questão, ele poderá ser aplicado em todo cabelo, minimizando o risco de problemas e deixando o cliente mais confiante e seguro frente ao trabalho que será realizado.

16. Qual é a idade mínima para usar uma escova progressiva?

Segundo normatização do mercado cosmético, todo e qualquer produto fabricado é recomendado para maiores de 12 anos, com exceção, é claro, das linhas para crianças (kids).

E ai? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui em baixo que a gente responde! ♥