Ninguém merece cabelos oleosos não é mesmo? Acaba com o look e faz com que a gente se sinta no bad hair day todos os dias. Você acorda, lava os cabelos, seca e no final do dia ele já está com o aspecto de que não é lavado a dias.

Para começarmos a combater a oleosidade vamos entender o porquê esse óleo que é bom, mas pode ser ruim ao mesmo tempo se produzida em quantidade maior do que o normal. A oleosidade nada mais é do que uma substância natural que o couro cabeludo produz para proteger todo o cabelo de quedas, ressecamentos e serve como barreira para a poluição do dia a dia.

Contudo, em excesso ela pode trazer problemas mais graves como dermatite, caspas e até quedas de cabelo, mas ela pode ser produzida em excesso por vários motivos, como: alterações hormonais causadas pela ingestão de remédios ou gravidez, estresse e preocupações, produtos inadequados para o seu cabelo, lavar o cabelo com água quente, uso excessivo de produtos na raiz do cabelo, chapéus e toucas e passar regularmente a mão nos cabelos… As causas podem ser inúmeras.

Agora que você sabe algumas das causas que podem estar causando a sua oleosidade excessiva preste atenção em você e no seu corpo, veja se você se encaixa em algumas das situações descritas acima e tente diminuir a frequência com que faz elas e não se preocupe, é possível se livrar do problema de forma rápida e com apenas alguns cuidados.

Fios oleosos: Saiba o que fazer

Evitar lavar os cabelos com água quente:

Em um post sobre cuidados no inverno, batemos muito na tecla de tomar banho com água quente e consequentemente lavar os cabelos também. A agua quente acaba estimulando as glândulas do couro cabeludo a produzir mais óleo, por isso os especialistas indicam que quanto mais fria a água melhor.

Lavar os cabelos em dias alternados:

Se tem esse problema, não pode descuidar da rotina de lavagem de seus cabelos, um dia a mais pode deixar o cabelo com aquele aspecto de sujo e opaco. Ficar mais de dois ou três dias sem lavar pode aumentar a oleosidade por isso o indicado é lavar dia sim, dia não, isso controla a oleosidade e mantém a produção na medida ideal.

Use shampoos específicos para cabelos oleosos:

Não use qualquer produto em seus cabelos, cada shampoo, condicionador ou máscara e produzido com o nutriente necessário para o cabelo, se você possui oleosidade excessiva não pode utilizar produtos para cabelos secos, cacheados e crespos, pois esses fios necessitam de mais oleosidade, entende? Os produtos para cabelos oleosos possuem sulfato em maior quantidade, que é uma substância com um alto poder desengordurante e que proporciona uma limpeza mais profunda dos óleos.

Usar cremes de pentear em excesso e na raiz:

Os resíduos desse produto podem contribuir para a produção de oleosidade, eles obstruem os poros de saída das glândulas e faz com que elas produzam mais para suprir a ausência. Ao usar creme de pentear evite a raiz, aplique o creme dois dedos abaixo da raiz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *