Você sabe o que é o teste de porosidade? Não? Então nós vamos te contar. A porosidade do nosso cabelo é o que define o quanto ele consegue absorver de todas as substancias que colocamos nele. Cada fio possui um nível de porosidade, em alguns casos partes do cabelo podem ter porosidades diferentes, que são classificadas em baixa, média e alta. Cada uma dessas classificações merecem atenção especial e são tratadas de forma diferente, com hidratação, nutrição e reconstrução, e para saber em qual nível está o seu fio, é muito mais fácil do que você imagina e nós vamos te ensinar.

Você vai precisar de um copo com agua e um fio, isso mesmo, apenas um fio. É importante que seus cabelos estejam limpos e livres de qualquer excesso de produto. Escove os cabelos e o fio que sair na escova você pode utilizar para o teste.

Saiba mais sobre a porosidade dos fios

Coloque o fio no copo com agua limpa e espere por 10 minutos.
Se o fio afundou: Ele tem porosidade alta
Se o fio ficou na metade do copo: Ele tem a porosidade média
Se o ficou não afundou: Ele tem a porosidade baixa

Agora que você já sabe a porosidade do seu fio, vamos entender o que é cada uma dessas classificações:

A melhor das classificações é a porosidade média, porque é sinal de que seus fios estão equilibrados e saudáveis e conseguem absorver de forma eficiente tudo o que é depositado nele, para mantê-lo assim foque na nutrição, use óleos vegetais, faça bastante umectação e capriche no uso das máscaras de nutrição.

A porosidade alta quer dizer que seus cabelos estão muito danificados e com muita porosidade, muitas vezes causados pelo uso excessivo de ferramentas de calor como, chapinha, babyliss e secador, mas o uso de químicas para alisamento e tintura também pode contribuir para o aumento dessa porosidade, e nesse caso a reconstrução pode te ajudar a mediar essa situação, um tratamento com a mascara concentrada ou com queratina liquida já faz grande diferença. Geralmente fios com alta porosidade possui muito frizz e são quebradiços, fique atenta ao seu cabelo.

Muita gente pensa que a baixa porosidade é a melhor classificação, mas não é bem assim, quando o cabelo não tem porosidade, ele não consegue absorver os produtos, a agua, isso porque as cutículas dos fios estão completamente fechadas. Seu cabelo precisa de um tratamento especifico como a hidratação, ele trará a porosidade de volta aos fios. Lave os cabelos com agua morna para que as cutículas se abram e o produto possa penetrar profundamente nos fios.

Depois que você descobrir como está a porosidade dos seus fios você pode montar um cronograma capilar exclusivo para você e que vai suprir todas as necessidades dos seus fios de forma completa, focando no tratamento que ele precisa hidratação, nutrição ou reconstrução. Mas lembre-se de sempre intercalar e manter o teste de porosidade para saber se os cuidados estão sendo eficientes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *