O que é Low Poo?

Você já teve a sensação de que o seu cabelo ficou com um aspecto duro e ressecado após a lavagem com o shampoo? Isso é o efeito que os shampoos comuns no mercado causam ao nosso cabelo. Eles possuem uma substância que limpa mais do que deveria e retira  a oleosidade que o nosso cabelo produz naturalmente. Para que isso não aconteça é necessário usar shampoos que limpam suavemente e sem ressecar os fios, e é desta necessidade que nasce o Low Poo.

Antes de começarmos a explicar a técnica Low Poo, vamos traduzir e entender o que significa essas palavrinhas. Em inglês, Low pode ser usado em diversas palavras como baixo, pequeno ou inferior. Poo quer dizer shampoo. Logo de cara você consegue entender que essas palavras juntas remetem ao pouco ou nenhum uso de shampoo: mas são apenas os shampoos com sulfato.

O motivo é a ação invasiva que o sulfato promove aos cabelos, que pode causar o ressecamento dos fios. Terrível para cabelos cacheados e crespos, que já possuem um ressecamento natural e precisam muito dessa oleosidade para se manterem saudáveis. O Low Poo veio para nos mostrar a necessidade de comprar shampoos sem sulfato, para que assim nossos cabelos possam ficar mais hidratados.

Mas como eu vou saber que o shampoo não tem sulfato?

Consulte os shampoos que você costuma usar. Comece a ler os rótulos e procure qualquer palavra parecida com sulfate, sulfonate, sulfosuccinate. Fuja desses shampoos: eles possuem a temida substância que estamos tentando tirar da nossa rotina capilar.

Não ache que seus cabelos vão ficar menos limpos: existem outros componentes responsáveis pela limpeza dos fios. Provavelmente você vai sentir falta da espuma em abundância que os shampoos causam, e tudo isso por causa do famoso sulfato. Sem ele, a criação de espuma vai ser menor e isso não quer dizer necessariamente que não está ocorrendo uma limpeza no seu cabelo. Lembre-se que espuma não é sinal de higiene.

Como eu começo a usar essa técnica?

Em primeiro lugar, analise se os produtos que você já tem possuem os componentes proibidos para Low Poo. Faça uma última lavagem intensa antes de livrar-se deles: esse é um passo essencial para que seus cabelos fiquem sem resíduo de nada. Assim, você pode começar a sua nova rotina. Caso seu cabelo fique muito ressecado, faça uma hidratação usando os produtos liberados para a técnica Low Poo.

Depois desse primeiro processo de adeus aos shampoos com sulfato, você vai precisar começar a utilizar os shampoos sem sulfato. Usar somente produtos liberados para a técnica é importante, pois evita o acúmulo de parafinas e petrolatos insolúveis nos fios. Esse acúmulo prejudicaria todo o processo, privando os fios dos benefícios do shampoo sem sulfato. Atualmente no mercado, há linhas de shampoos, condicionadores e finalizadores liberados para Low Poo, essa característica é facilmente identificada no rótulo.

A dica é ir testando e ver como seus fios se adaptam e quais novos produtos são melhores para eles.