Vamos falar de shampoo: 8 dicas para cuidar bem dos fios

1. Shampoo na medida certa

Quando lavamos os cabelos, temos aquela impressão de que os fios só ficarão limpos depois de passar um vidro de shampoo. Mas o segredo para deixar suas madeixas lindas é usar o produto em pequenas quantidades. De preferência, só no couro cabeludo. Tudo isso porque o shampoo, quando usado em excesso, remove dos cabelos os lipídios e óleos essenciais que nosso organismo produz, deixando-os ressecados e quebradiços.

2. Banho escaldante jamais!

Quando for lavar os cabelos, cuidado com a temperatura da água! O calor excessivo desequilibra o pH dos fios, deixando a raiz oleosa e as pontas super secas. Daí não tem shampoo que dê jeito, né gata! O ideal é lavar os cabelos com água de morna a fria. No frio, vá de touca para o chuveiro e retire-a só na hora de lavar os cabelos. Ou então, faça uma lavagem profissional no salão, seu cabelo vai ficar limpo e sedoso por mais tempo!

3. Como aplicar o shampoo

Molhe bem seus cabelos e massageie o couro cabelo. Isso estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos fios. Depois aplique o shampoo. Lembre-se de espalhá-lo por todo o couro cabeludo, inclusive na região da nuca. Em seguida, enxágue bem para tirar todo o resíduo. E não deixe de aplicar novamente, isso potencializa o resultado. Não é lenda, nem papo de vendedor!

4. Meu shampoo não faz espuma, e agora?

Muita gente acha que o produto, para ser bom, tem que fazer espuma. Mas a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Shampoos que fazem muita espuma tem mais sulfato de sódio, uma substância detergente amplamente usada na indústria cosmética. A função dele é produzir espuma e facilitar a distribuição do produto pelo cabelo. Até ai, tudo bem. O problema é que o sulfato tira as barreiras de proteção naturais dos fios e ajuda a deixá-los ressecados. Por isso, sempre que puder, invista em shampoos sulfato-free.

5. Qual o pH ideal para o shampoo?

A camada externa que protege os fios, chamada de cutícula capilar, tem pH levemente ácido. Por isso, evite shampoos e condicionadores com pH básico, que abrem as cutículas, deixando o cabelo opaco, sem brilho e difícil de pentear. O ideal é optar por produtos neutros (pH entre 4,0 e 5,8) ou pouco ácidos (pH até 6,1).

6. Limpeza profunda com shampoo antirresíduos

Antirresíduos retiram as impurezas e os restos de produtos que se acumulam na fibra capilar, dando leveza aos fios. Essa limpeza permite que o cabelo fique preparado para receber todos os benefícios de outros produtos, sejam eles hidratação ou química. Em cabelos secos ou coloridos, o ideal é usar a cada 15 dias. Em cabelos oleosos, uma vez por semana.

Vamos falar de shampoo: 8 dicas para cuidar bem dos fios

1. Senscience Purify Shampoo
2. K.Pro Clear Shampoo
3. K.Pro Ice Scalp Detox

7. Para estimular o crescimento

Se tudo o que você quer é que suas madeixas cresçam mais rápido, anote aí alguns produtos naturais que vão ajudá-la: óleo de coco, de amêndoa, girassol, e vitamina B. Além disso, fazer massagem no couro cabeludo estimula a circulação e o crescimento.

Vamos falar de shampoo: 8 dicas para cuidar bem dos fios

1.Doux Clair Shampoo Dermatological Trichogen Veg. Sem Sal
2.Cadiveu Plástica de Argila Shampoo Revitalizante

8. Siga as instruções do fabricante

Para que seus cabelos fiquem ainda mais bonitos, a dica é seguir corretamente as instruções do fabricante contidas na embalagem do produto. Eles indicam a melhor forma de aplicar o shampoo e garantir que o resultado seja potencializado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre shampoo, que tal por em prática as dicas? Conte para a gente o que você achou!

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] gente já contou por aqui 8 dicas para cuidar bem dos fios. Também estamos sempre de olho nas novidades que trazem benefícios aos cabelos, como os shampoos […]

  2. […] Gostou? Então veja 8 dicas para não errar na hora de usar o shampoo! […]

Os comentários estão fechados.