Cuidados essenciais para seu cabelo

Os cabelos coloridos tem sido febre na internet e entre as famosas. Os tons variam dos mais vibrantes aos mais pasteis e vem ganhando cada vez mais espaço nos cabelos das mulheres mais ousadas.
Mas os cabelos em geral exigem diversos cuidados, sejam eles tingidos com cores convencionais como: castanho, ruivo, preto, quimicamente tratados ou completamente natural, mas quando se trata de cabelos fantasia (as cores usadas para colorir o cabelo são chamadas de cores fantasia, por serem diferente das tradicionais) os cuidados dobram. Nesse post vamos reunir dicas de cuidados pré e pós tintura, produtos e muito mais.

Cabelos coloridos são lindos e não irão destruir seu fios se você der a atenção que ele vai precisar após o procedimento. Os cuidados começam já na pré-pintura, você precisa prepará-lo para receber uma descoloração – sim, os cabelos coloridos exigem uma base bem clara para receber a cor fantasia e para que a coloração alcance o tom desejado, isso é apenas uma exceção as loiras claríssimas – e depois a tintura, por isso procure um profissional de sua confiança para analisar se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução, pode ser que em alguns casos o cabelo precise até de um mês de cuidados antes de receber toda a química. Após o tratamento necessário é só escolher o tom que mais combina com você e por a mão na massa.

Para as iniciantes:
Se você nunca coloriu os cabelos ou não quer radicalizar na mudança, comece pelas mechas, ombré ou californianas são mais fáceis e não assusta quem não quer mudanças muito bruscas no visual e não requer um tratamento tão intensivo.

Cuidados pós coloração:
As colorações fantasia encontrada nos mercados hoje vem em forma de tonalizante e por esse motivo desbotam mais rápido e precisam receber mais manutenções do que as tinturas normais, em média, 15 dias para cada retoque, mas a quantidade de lavagem e a porosidade dos fios interfere nesse intervalo para os retoques. Os profissionais indicam diminuir o número de lavagens e usar shampoos mais suaves e com ativos anti oxidantes.

  • Evite o uso de shampoos anti resíduo e anticaspa;
  • Evite mar e piscinas;
  • Observe o tempo que o seu cabelo precisa para o retoque;
  • Se você utiliza secador, chapinha e/ou babyliss os cuidados aumentam, utilize protetor térmico e faça hidratações em todas as lavagens.

Para potencializar a duração invista em produtos específicos para cabelos tingidos, isso ajuda que os pigmentos não desprendam da fibra capilar com facilidade, prolongando o efeito da tintura nos cabelos e protegendo a cor.
Aqui na Ilha da Beleza existe uma aba dedicada apenas para os cabelos coloridos, confira e encontre o que mais se adequa a você.

Cabelos cacheados e crespos exigem cuidados redobrados:
Ao colorir os cabelos cacheados e crespos os cuidados aumentam ainda mais. Todos os tipos de cabelo podem ser descoloridos desde que a estrutura e a saúde dos fios seja respeitada, para que não haja no futuro cabelos quebradiços, porosos e com falhas. Muita atenção na pré-coloração e atenção redobrada na pós coloração, para evitar o famoso corte químico.